sexta-feira, 30 de setembro de 2011

R E S P E C T

As 9h26 da manhã toca o telefone: "Este é mais um serviço da prefeitura.." me dizendo que São Paulo tem um número x de faixas de pedestres e que outras y foram pintadas. Respeitar pedestres. Ok. Eu, como pedestre e curiosa sobre atropelamentos, não tenho como discordar. Pedestres são frágeis e vulneráveis quando comparados com carros, motos, ônibus e caminhões presentes nas ruas. Mas como motorista, vejo um grande porém em toda essa campanha feita pela prefeitura e pela CET: os pedestres se respeitam? Se existem faixas de pedestres, por que ainda atravessamos em locais errados? E me coloco nisso. E o pior, agora que os pedestres conhecem seu direito, começaram a ficar cada vez mais abusados. Ao dirigir pela Av. Onze de Junho, perto do Posto Policial (onde existe uma faixa de presente bem em frente), um rapaz puxa um mulher para atravessar a rua onde não havia faixa de pedestre e diz de maneira audível "Pode vir, eles tem que esperar". Eu parei e esperei. Agora.. Se eu posso ser multada por nao respeitar pedestre, um pedestre não pode ser multado por desrespeitar um motorista?

Um comentário: